quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

16/12/2015 18h34 - Atualizado em 16/12/2015 20h39

Incêndio devastou 51 mil hectares na Chapada em 3 meses, diz secretário

Informação foi divulgada nesta quarta pelo secretário de meio ambiente.
Novo balanço de área atingida deve ser realizado após fogo ser contido.

Do G1 BA
Equipes tentam combater chamas na região do Mucugezinho  (Foto: Edmar de Lima de Carvalho/ICMBio)Incêndio na Chapada Diamantina devastou 51 mil hectares (Foto: Edmar de Lima de Carvalho/ICMBio)
Cinquenta e um mil hectares de vegetação foram devastados nos três últimos meses pelo fogo na região da Chapada Diamantatina, na Bahia. O número equivale a aproximadamente 3.500 estádios do Maracanã. Do total, 15 mil hectares atingidos pelas chamas ficam dentro do Parque Nacional, que é uma área de preservação ambiental que abrange seis municípios.
O dado foi divulgado ao G1 nesta quarta-feira (16) pelo secretário estadual de meio ambiente do estado, Eugênio Spengler, e corresponde ao período entre 11 de setembro e 4 de dezembro. "Além do Parque, o restante da área atingida está distribuído em várias regiões como Rio de Contas, Andarai, Ibicoara, Barra da Estiva, Morro do Chapéu", disse.
Combate ao fogo na Chapada Diamantina, na Bahia, na sexta-feira (27) (Foto: Maj BM Vianey/Corpo de Bombeiros Militar)Combate ao fogo na Chapada Diamantina, na BA.
(Foto: Maj BM Vianey/Corpo de Bombeiros Militar)
De acordo com Spengler, um novo levantamento por georreferenciamento sobre a área atingida e os prejuízos causados à fauna e à flora local só deve ser realizado quando o incêndio for totalmente debelado. A destruição de orquídeas, a morte de animais e impacto sobre nascentes são apontados como as principais consequências do incêndio.
"Assim que desafogarmos o combate, complementaremos a informação a respeito da área queimada e da estimativa de prejuízos econômicos. Vamos tentar identificar culturas que podem ter sido atingidas e tentar mensurar, com maior detalhamento possível, impacto sobre fauna, flora e número de nascentes de rio atingidos.", destacou.
Apesar da proximidade das festas de fim do ano, como o réveillon, a farta rede de hospedaria da Chapada, destino de turismo de aventura mundialmente conhecido, sente a redução do número de visitantes devido aos incêndios. Proprietários dos principais hotéis e pousadas da região afirmam que tiveram baixa de até 50% nas reservas, em comparação com o ano passado.

PEC dos servidores será votada nesta quinta; sindicatos preparam ato

 
Por Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre) | Fotos: Gilberto Jr.
Prevista para ser apreciada somente em janeiro do ano que vem, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o Estatuto do Servidor, com os direitos trabalhistas dos servidores públicos do estado foi antecipada pelo Governo do Estado e entra na pauta de votação da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (17). A antecipação é para não prejudicar as ações eleitorais do ano que vem.
Em conversa com o Bocão News, o líder do governo, José Neto (PT), disse que foi necessário apertar os prazos para que as votações não ultrapassassem o mês de janeiro. “Os deputados decidiram apertar os prazos agora para não ficarmos o mês de janeiro todo votando. Tem que ter o recesso, tem as eleições. Os deputados precisam botar o pé na estrada”, explica.
O líder afirma que não há preocupações com a obstrução que a bancada de oposição promete realizar. Segundo os opositores, esta pode ser a terceira obstrução história da Alba. “A oposição está fazendo o papel dela. Nem sempre dá para aceitar tudo”, disse.
Segundo o petista, a PEC será apreciada em primeiro turno nesta quinta-feira e em segundo no próximo dia 23. Já o projeto de lei que altera a estabilidade financeira, a licença-prêmio e as férias será no ano que vem, até o dia 7.
No entanto, não é o que sabem os sindicatos dos servidores. Ao Bocão News, a presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, afirma que um novo projeto foi encaminhado a Casa, sem, novamente, reunir a categoria. “O governo não nos convocou para montar uma mesa de negociação e fez tudo à revelia das entidades dos servidores. O governo mandou outro projeto e nem sabemos o conteúdo”, conta.
Ainda de acordo com a sindicalista, será realizada uma assembleia da Fetrab nesta quinta-feira na Alba, incluindo o fórum das entidades de ensino superior. À tarde, novos atos.

Lauro de Freitas: população recebe Complexo de Saúde nesta sexta-feira

 
Por Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


Após a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Itinga em julho deste ano, a população de Lauro de Freitas poderá contar a partir desta sexta-feira (4) com um Complexo de Saúde, que segundo a prefeitura é o primeiro da Bahia. O equipamento está localizado ao lado da UPA e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no mesmo bairro, que tem a maior população do município.
O espaço que contará com 2ª Clínica do Idoso; Centro de Saúde da Mulher e do Homem; Policlínica; Pronto Atendimento Pediátrico; Farmácia Central e em breve uma Base do Samu, será entregue aos munícipes em solenidade especial para registrar o momento histórico da cidade nesta sexta-feira (4), às 10h, na Rua Hugo Ramos Gomes, situada em Itinga.
A comunidade de Itinga aguarda a entrega desse equipamento público, que ficará integrado UPA e ao CEO. Segundo o levantamento feito em 2014, o bairro de Itinga possui uma população de 73.484 pessoas e 18.371 imóveis cadastrados. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), destaca que o novo equipamento público será importante para qualificar ainda mais a saúde em Lauro de Freitas.    
http://2.bp.blogspot.com/-ufItoL8qMbE/VnIU8FSBseI/AAAAAAABfeE/-Ql78keilEQ/s1600/babavva_bigthumb598.jpg

sábado, 12 de dezembro de 2015

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1486975984945458&set=a.1384264948549896.1073741828.100008992128998&type=3
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=201137450226054&set=pcb.201137526892713&type=3

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Punição para mijões do Carnaval terá trégua durante festa momesca

 
Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) | Fotos: Reprodução
Como já esperado, os “mijões e sujões” terão uma trégua durante o Carnaval. Isso porque, embora a fiscalização comece nesta quarta-feira (28), os “porcalhões” não pagarão multa no período da festa momesca. O anúncio foi dado pela presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Kátia Alves.
 
De acordo com a presidente da Limpurb, durante os sete dias de folia, são produzidos, em média, 16 milhões de litros de urina - desse total, apenas 4,8 milhões são recolhidos nos sanitários químicos. Ou seja: todo o restante (11,2 milhões de litros) vai para as ruas. 
 
“O Carnaval é uma excepcionalidade. Não vou multar uma pessoa que está bêbada e não tem o discernimento de suas ações. Ela é excludente de culpa. Se eu multar, ela vai recorrer e vai ganhar”, afirmou. Questionada sobre por que essa inexistência de culpa da pessoa que está sob efeito de bebida alcóolica, Kátia disse que o Direito pode ter vários entendimentos.
 
“Por que a polícia não prende quem está urinando na rua, já que é um ato obsceno passível de punição? A polícia finge que não vê, porque tem crimes mais graves”, afirmou em entrevista ao Correio.
 
No entanto, ela garantiu que, se algum mijão for flagrado em locais fora do circuito, no Carnaval, ele será punido. Como solução, a gestora afirmou que pretende dobrar o número de sanitários químicos nos circuitos — no ano passado, foram 2,5 mil.
 
Ao longo de todo o período momesco, os 40 fiscais que são responsáveis por autuar os infratores da lei que pune quem suja a cidade serão responsáveis apenas por orientar os foliões. “Só a presença física deles perto dos locais de maior concentração já inibe (os mijões)”, assegura. 

Vídeo: casal tenta assaltar hotel no Lobato e funcionário reage com socos

 
Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
 
Um casal invadiu na última quinta-feira (18), um hotel no bairro do Labato, em Salvador. Nas imagens que foram entregues para reportagem do Bocão News, é possível ver quando um homem e uma mulher entram bastantes agitados no local.
 
Enquanto a mulher abre as gavetas na recepção, o homem ataca um jovem, que percebe que o bandido não está armado e reage com socos e pontapés. Após a troca de agressões, os assaltantes conseguem fugir. A 5ª Delegacia deve investigar o caso.
 
 


Nota originalmente postada dia 18
 
 
 

Corpos de mulheres encontrados na BR-324 foram levados por taxista

 
Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

Um taxista afirmou à polícia que foi obrigado a transportar o corpo de duas mulheres após ter o veículo parado e sofrer ameaça de morte na madrugada deste sábado (17). Ele foi ouvido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Salvador, e liberado.
A polícia informou que o crime teria sido praticado por quatro homens armados, que colocaram os corpos no porta-malas do táxi e indicaram o local de desova, na Jaqueira do Carneiro, próximo da BR-324 e do canteiro de obras do metrô.
As duas vítimas aparentavam ter cerca de 20 e 25 anos e tinha marcas de espancamento. O DHPP investiga o crime.
Greve de ônibus em Curitiba

ACOMPANHE E PARTICIPE

Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
14h19
Veja imagens aéreas de Curitiba com o transporte público parado. Motoristas e cobradores entram em greve na madrugada desta segunda-feira (26).
20 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
14h02
Poucas pessoas circulam pela Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. Carlos Justino é motorista de caminhão e ao saber da greve cadastrou o carro particular para transportar passageiros nesta segunda-feira (26). "Cadastrei meu carro para tentar ajudar um pouco a população", disse Justino. Ele transporta passageiros da linha Pinheirinho/Centro.
Poucas pessoas circulam pela Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, nesta segunda-feira (26)
FOTO: DAIANE BAÚ/ G1
30 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
13h36
Prefeitura de Curitiba afirma ter cadastrado 500 veículos para o transporte alternativo dos passageiros. O custo é de R$ 6,00 por pessoa, e as denúncias de valores abusivos devem ser feitas pelo telefone 156
Prefeitura cadastrou 500 veículos para transporte alternativo de passageiros
FOTO: JAELSON LUCAS/SMCS
11 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
13h27
RESUMO
- Desde a madrugada desta segunda-feira (26) nenhum ônibus circula em Curitiba
- Mais de 2 milhões de usuários ficaram sem transporte
- Trânsito ficou mais complicado em diversas regiões da cidade
- Decisão judicial determinou frota mínima de 70% em horário de pico
- Sindicato alega não ter sido notificado
- Multa por dia de descumprimento aumentou para R$ 300 mil
112 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
12h57
Uma audiência na tentativa de encerrar a greve foi marcada para as 17h desta segunda-feira na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Devem comparecer representantes do Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado, Sindimoc, Setransp, Urbs e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
152 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!